A instalação em massa de painéis solares está a tornar-se mais económica, tornando-se uma alternativa viável às centrais elétricas a carvão, petróleo ou gás. Para retirar o máximo dos painéis, o ideal é montá-los numa estrutura que permita seguir o sol, de leste para oeste (azimute) e de norte para sul (elevação), á medida que o sol se move no céu. Ao seguir a trajetória do sol, através do céu, os painéis solares podem produzir cerca de 10% a 25% mais energia, por dia, do que um sistema semelhante, sem sistema de rastreamento.
Como o movimento do sol no céu é um dado conhecido, dia-a-dia e de estação em estação, instalando um sistema de motor com feedback no eixo de cada painel solar, será simples de programar o correcto movimento deste, dependendo da estação. Como os próprios painéis são grandes e sujeitos a condições de calor e de poeiras, normalmente necessitam de um motoredutor para um movimento preciso que, por sua vez, necessita de um encoder absoluto multi-voltas. Além disso, no caso de haver uma quebra de alimentação, durante o movimento, é importante que o encoder possa manter a informação sobre a sua posição atual, de forma a que quando a alimentação seja restabelecida, o painel se desloque para a posição correta, sem ter que seguir uma sequência de retorno.
Para esta solução, a
BEI Sensors apresenta a sua gama de encoders absolutos multi-volta da família
MHM5/MHK5.
Estes encoders foram desenhados para serem robustos e compactos, estando disponível em versão com veio sólido (MHM5) e versão com veio passante (MHK5).
Em qualquer dos casos, estão equipados com rolamentos de esferas de precisão, com flange de vedação e com uma elevada tolerância à temperatura de funcionamento (-40º a +85ºC). O seu disco codificado é feito de plástico durável e inquebrável, sendo ainda imunes a interferências eletromagnéticas. O seu grau de proteção é IP64/65
Disponíveis numa variedade de saídas, com protocolo industrial, são a solução ideal para aplicação em sistemas de produção de energias limpas.
Contacte-nos pelo email info@novazeta3.pt ou pelo telefone 213.553.930
www.novazeta3.pt