A STI tem fornecido soluções de segurança para equipamentos elétricos desde 1894. A estreita colaboração com fabricantes de equipamentos originais (OEMs) permitiu que à STI produzir encravamentos projetados especificamente para uso em disjuntores, isoladores, seccionadores e mecanismos de aterramento dos principais fabricantes. A STI oferece uma variedade de produtos de isolamento e acesso para aplicações de equipamentos elétricos.
Agrupados numa única divisão SPS do grupo Halma, todos os produtos das marcas CASTELL, KIRK e STI podem ser usados juntos num esquema de encravamento usando chaves de marcas diferentes. Isso permite oferecer aos utilizadores uma oferta adaptada às suas necessidades e às restrições do local. Para extensões de instalações já existentes, por exemplo, é perfeitamente possível conectar diferentes sistemas de encravamento de uma de nossas 3 marcas líderes: CASTELL / KIRK / STI.
Esta é a chave para uma maior adaptabilidade e flexibilidade para nossos clientes que usam diferentes sistemas de encravamento e para garantir uma segurança perfeita.
Neste artigo, explicaremos como implementar o encravamento por chave de um controle de quadro elétrico, mantendo a integridade do sistema. Fatores como o envelhecimento da infraestrutura, os avanços tecnológicos, a falta de investimento, a sempre presente demanda por energia limpa e confiável transformaram o setor de energia e estão a dar origem a equipamentos elétricos cada vez mais complexos. . Os sistemas de manobra podem usar ou envolver várias células de entrada ou sistemas de aterramento, o que torna a integração de sistemas AT (alta tensão), MT (média tensão), BT (baixa tensão) particularmente complexa. O mesmo é verdade com sistemas de comutação comuns e conjuntos de barramentos. Isso não só aumenta o nível potencial de complexidade, mas também a necessidade de sistemas de segurança robustos e confiáveis para garantir a segurança do pessoal, a proteção do equipamento elétrico e sua operação correta e segura em todos os momentos. O sistema de chave sequencial permite seguir um processo estabelecido sem ter que depender apenas das instruções de trabalho. Isso ajuda a garantir a operação segura e eficiente do equipamento elétrico. O projetista do sistema deve considerar os processos operacionais levando em consideração o estado de segurança do equipamento. Se uma ou mais fontes de alimentação pararem devido a sobrecarga ou falha de energia ou devido a manutenção programada, os outros dispositivos de energia terão que suportar a carga. Portanto, a sequência de operação deve ser controlada de forma a garantir que a alimentação seja mantida, para evitar o desligamento de outros dispositivos de energia por sobrecarga e para evitar o desligamento de toda a unidade.
O encravamento de chave fornece um meio eficaz de controlar a operação sequencial dos sistemas de painéis. Um sistema de encravamento por chave pode garantir que um processo seja seguido e não possa ser ignorado. A transferência de uma chave permite garantir, por meio do controle do isolamento do quadro, a segurança do pessoal, onde quer que esteja e, se necessário arrancar ou interromper as operações.
A gestão de sistemas complexos de manobra pode ser controlado usando um sistema de separação. O sistema de separação significa que alguns dos símbolos nas fechaduras dos barramentos possuem codificação parcial, o que indica que podem ser isoladas por mais de uma das chaves que formam o sistema de fechadura. Por exemplo, quando uma fechadura é parcialmente codificada A "em branco", podemos usar qualquer chave de símbolo de dois caracteres com o prefixo "A" para operar a fechadura (para mais exemplos veja abaixo). A integridade do sistema é mantida através do desenho da nomenclatura escolhida para as células de entrada e barramentos. Isso significa que a abertura e o fecho de equipamentos elétricos podem ser controlados com menos fechaduras e chaves. Os sistemas de separação, embora não sejam adequados para todas as aplicações de painéis, oferecem vantagens significativas. Especificamente, eles eliminam a necessidade de chaves em excesso e caixas de troca de chaves adicionais, o que significa um sistema de encravamento mais simples. Quando implementados corretamente, eles também podem economizar tempo e dinheiro.
Aplicações
As aplicações para células de entrada e barramentos de encravamento ou células de entrada, geradores e barramentos de encravamento são usados em qualquer ambiente onde haja uma necessidade de fontes de energia confiáveis, em particular centros de dados ou serviços de gestão de edifícios, como fábricas, hospitais, aeroportos, ferrovias e estádios.
Exemplo 1: Encravamento de entradas e barramentos
Este sistema requer cinco fechaduras e três chaves. Em operação normal, as chaves são bloqueadas nas entradas na posição fechada e os dois barramentos estão abertos. A sequência de símbolos abrirá as entradas apropriadas, permitindo que a chave seja libertada, transferida, inserida e presa no barramento associado, permitindo que seja fechado. Os símbolos usados aqui são AA, AB e BB para as entradas e A_ (A BLANK) e _B (BLANK B) para os barramentos.
Exemplo 2: Bloqueio de células de entrada e barramentos
Este sistema requer quatro fechaduras e duas chaves. As chaves estão presas nas entradas 1 e 2 com os interruptores na posição fechada.
O canhão de barramento e a entrada 3 abrem. A sequência de símbolos só permitirá o fecho da entrada 3 ou do barramento após a libertação, transferência e inserção da chave apropriada no barramento ou na fechadura da entrada 3. Este sistema garante que apenas duas entradas forneçam energia a todo o momento ao sistema. Os símbolos usados aqui são AA e AB para as entradas e A_ (A BLANK) para os barramentos.
Exemplo 3: Encravamento de células de entrada, geradores e barramentos
Em operação normal, ambas as entradas estão fechadas e o barramento e o gerador estão abertos. Organizar os símbolos usando símbolos-chave AA, AB, A_ (um espaço em branco) nas fechaduras com apenas chaves AA e AB irá garantir uma operação de ligação segura. Para evitar paralelismo, não será possível fechar a entrada 2 e o gerador ao mesmo tempo.
Os símbolos usados aqui são AA e AB para as entradas e A_ (A BLANK) para os barramentos.
Projeto de um sistema de encravamento.
O projeto de um sistema de encravamento é um processo que deve ser realizado com muito cuidado. Um bom sistema de encravamento requer que todos os riscos e procedimentos operacionais sejam considerados com antecedência para garantir sua integridade. Isso pode ajudar a abordar preventivamente como o sistema reagirá no modo operacional e no modo de falha, bem como na manutenção de rotina. Um sistema de bloqueio definirá o processo e as etapas a serem tomadas para garantir que o pessoal não possa aceder a áreas potencialmente perigosas. Durante a manutenção, os sistemas de encravamento com chave garantirão que o sistema de manobra seja sempre colocado num estado seguro. A chave codificada também garante que o sistema opere de maneira eficiente e que não haja hipótese, por exemplo, de ligar duas fontes de alimentação de entrada a um barramento comum, o que reduz muito os riscos (como incêndio, arco voltaico elétrico), bem como danos materiais.
Para proteger pessoas e máquinas, sistemas complexos de manobra devem ter um sistema de gestão robusto. Projetado corretamente, um esquema de encravamento pode ajudar a eliminar erros humanos no local, ao mesmo tempo que permite o acesso seguro ao equipamento elétrico. A integração de equipamentos antigos em novos quadros elétricos pode ser um desafio, mas o encravamento principal permite uma integração segura com equipamentos OEM (OEM), garantindo operações
seguras no local e eliminando a necessidade de controles complicados.
Para mais informações contacte-nos pelo email info@novazeta3.pt ou através do telefone 213.553.930